Para quem acredita, que uma família bem estruturada e cheia de amor não tem lá os seus problemas, é porque não teve a oportunidade de ver esta constelação.
Uma jovem muito bonita e aparentemente bem resolvida resolveu constelar sua vida amorosa, pois não conseguia ter um relacionamento longo com nenhum rapaz. Ela até tinha seus pretendentes e iniciava alguns namoros, mas pouco tempo depois, parece que todo o interesse, por parte dela, desaparecia.
Logo de cara, a constelação deixou bem claro, que a família da moça era muito equilibrada e amorosa. Os pais se amavam, bem como amavam seus filhos. E por mais que esse tipo de estabilidade emocional seja raro e positivo em uma família, neste caso, por exemplo, havia um sentido ruim.
A jovem tinha tanta admiração pelos seus pais e pela relação que os mesmos conseguiam ter, mesmo depois de tantos anos de casados, que ela desejava ter exatamente a mesma coisa para ela. Existia, de maneira inconsciente, a idealização de um homem exatamente igual ao seu pai.
A jovem, toda vez que iniciava um namoro, via no pretendente alguém que supostamente deveria ter as mesmas características que seu pai. E por mais que seu genitor, fosse mesmo um ótimo exemplo da figura masculina, o fato de ela desejar alguém exatamente como ele, estava mais afastando-a de uma relação amorosa bem sucedida, do que a aproximando.
A própria constelação nos ensina a aceitar as pessoas como elas são. O amor deve acontecer sem julgamento ou expectativa sobre o que o outro é. Se amo, também aceito. A jovem ainda viria a entender a sua necessidade de não mais procurar a figura paterna em seus relacionamentos. Só assim ela teria uma chance de sucesso duradouro num relacionamento.
Quando a constelação terminou, a jovem se mostrou um pouco irritada e nervosa, como quem não estava aceitando o que a sessão havia acabado de lhe mostrar. Este tipo de reação também é natural, quando antes se cria uma expectativa sobre o resultado de uma constelação e se assume saber a causa do problema. E aí, quando a realidade vem à tona, de uma forma bem diferente da que se foi pensada anteriormente, há um choque para aquele que foi constelado.
As constelações estão aí para isso, como um ótimo recurso para a compreensão do inconsciente e da alma.
Há de se ter coragem para ver, por vezes, o inimaginável.
De qualquer maneira, o que significará a cura.
Mais informações em:
Sobre Bert Hellinger e a Constelação Familiar Sistêmica
http://www.berthellinger.com.br/