Um jovem de cerca de trinta anos de idade buscou a terapia da constelação familiar sistêmica, visivelmente desesperado. Aos prantos, ele disse que desejava salvar seu casamento. Sua esposa estava decidida pela separação e aquela situação já se estendia por alguns meses.
Quando os primeiros representantes foram colocados, para mostrar a atual situação do casal, ficou claro que o jovem tinha razão, mas mais do que isto. Ao mesmo tempo em que a esposa não conseguia enxergar o marido, porque estava inconscientemente ligada a outra dor, o mesmo acontecia com aquele jovem.
A esposa do rapaz olhava para o chão, ao seu lado direito, mostrando que ela ainda estava conectada a perda de seu pai. Sua dor, mesmo que de maneira inconsciente, era tão grande, que nada mais ela percebia em sua vida de maneira nítida. Dores que nos cegam podem nos acompanhar por anos a fio, sem que sequer nos demos conta disto.
O jovem que não queria se separar de sua amada esposa também se encontrava em parecida situação. Ele estava conectado às mágoas e revoltas que possuía em relação ao próprio pai, ainda vivo. Por mais que desejasse salvar seu casamento e seguir em frente com a sua vida, existia uma raiva muito grande, que o impedia de ver a própria vida com clareza.
Diferentes situações foram trabalhadas durante esta constelação. A jovem teve a oportunidade de curar a saudade que sentia de seu pai. Ao menos, a partir dali, sua dor teria finalmente a oportunidade de começar a ficar menor, tirando de seus olhos a venda que a cegava para o resto, mesmo que de maneira inconsciente. E o jovem teve suas mágoas e revoltas resolvidas com o pai ali mesmo, no campo dos representantes.
Após a apresentação da solução individual para cada um deles, ambos puderam olhar um para o outro e se enxergarem pela primeira vez. O amor do casal não voltou naquele momento, mas foi a partir dali que se iniciou a cura.
O tempo passou e a relação do casal foi restaurada e se encontra agora num nível ainda melhor do que já fora em seus melhores tempos.
A terapia da constelação mostra quase sempre além do que aquilo que podemos ver e compreender sozinhos, ainda que tudo o que se mostre esteja dentro de nós mesmos.
É um passo que cura, renova e nos coloca no caminho da evolução!
Mais informações em:
Sobre Bert Hellinger e a Constelação Familiar Sistêmica
http://www.berthellinger.com.br/