logo_vaziologo_vaziologo_vaziologo_vazio
  • Home
  • Sobre
  • Blog
  • Cursos
  • Serviços
  • Contato
Por que afinal as pessoas gostam tanto de BBB?
9 de abril de 2021
“Você na cidade e a cidade em você!”
3 de maio de 2021

Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida!

25 de abril de 2021
Categorias
  • Comportamento
  • Opinião
  • Todos
  • Trabalho
  • Vida
Tags

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”, disse o filósofo Confúcio.

Mas o que isso quer dizer?

E quantos podem ter a sorte de trabalhar com o que amam?

Para mim foi um longo caminho até chegar ao momento de agora, que trabalho com o que amo. Antes disso, vivi a árdua necessidade de colocar as contas e necessidades acima de qualquer frustração e desavença no trabalho.

Perdi a conta, de quantas vezes dirigi meu carro em lágrimas rumo a um dos meus antigos empregos. E infelizmente, sei que isso acontece com muitos.

E de quem é a responsabilidade de tantos viverem esse caminho amargo e sofrido? Acredito que ainda do sistema educacional, que forma os jovens para serem empregados de alguém, quando poderiam ensinar o empreendedorismo, inteligência emocional, financeira, bolsa de valores e até mesmo terapia no sentido auto motivacional, por que não?

Numa sociedade caótica, cheia de problemas, ainda mais como no Brasil, o conhecimento que nos leva a autonomia ocupacional (empregatícia), financeira e emocional (diga-se psíquica) é o sonho que qualquer um pode desejar.

A frase de Confúcio é absolutamente verdadeira, mas é um sonho difícil de ser alcançado, quando se tem dependentes, contas para pagar e um mercado caro para se fazer todo santo mês. Para os mais jovens e imaturos, antes disso, depara-se com a dificuldade de descobrir o que fazer o resto da vida: afinal, o que é que eu posso amar tanto, que o fazendo, não terei a sensação de estar trabalhando?

O propósito de vida não é algo para todos, muitos se perdem no caminho e alguns simplesmente morrem sem saber. É no propósito de vida que se descobre a que se veio e o que se ama. Costuma ser algo ligado à vida profissional, ou a algo pessoal que afeta o que você vai fazer no seu dia a dia.

Por exemplo, eu amo escrever desde pequena, mas só me dei conta de que queria viver fazendo isso aos trinta e seis anos de idade, após escrever meu primeiro livro. Tem gente, que desde pequeno sabe o que vai ser quando crescer e parece ter uma trajetória mais linear, o que considero uma grande sorte. Outros querem ter um filho e vivem em função disso, outros querem ser esportistas, cientistas e não importa.

O que se ama é o que dá direcionamento para todo o resto. É assim que funciona, como um bússola da própria vida e de suas realizações.

No momento atual, de pandemia, crise econômica e política, percebe-se ainda mais a necessidade do empreendedorismo somado ao propósito de vida de cada um. Felizmente, o mundo digital vem abrindo portas para muitos compartilharem seus conhecimentos, sendo dos mais variados possíveis, criando empreendedores digitais.

O mundo digital dá medo, eu sei, mas pode ser aquela porta e decisão que você precisa tomar para mudar de vida, encontrar e ou viver o seu propósito, seja ele o que for: a arte, uma empresa, um comércio ou um simples compartilhar de novas ideias, se tornando um professor online.

Muitas vezes é preciso o caos, o chegar no fundo do poço para pegarmos um bom impulso. Considere o momento difícil aquela oportunidade que vai lhe permitir mudar o rumo de sua vida, para um propósito e para aquilo que você ama fazer.

No que me diz respeito, já tem um tempo que não trabalho, mas realizo o meu sonho todos os dias. E de outros, escrevendo livros e histórias!

Escreva a sua!

 

 

 

Leia também:

  • Não mexa com a minha cultura!
    Não mexa com a minha cultura!            Há uns dias, resolvi expressar a minha opinião, de que casais não deveriam dividir as compras de supermercado, o que eu acho chato. Acredito que casais deveriam, de verdade, dividir as tarefas chatas (e não fazer juntos), para terem mais tempo de compartilhar as tarefas gostosas e cada vez mais raras do dia-a-dia. Porém minha matéria mexeu em algo bem mais profundo do que os próprios relacionamentos amorosos. Minha opinião foi de encontro com algo enraizado na cultura brasileira:…
    Tags: que, a, de, opinião, vida, comportamento
  • Fuja de pessoas que julgam!
    Fuja de pessoas que julgam!Fuja de pessoas que julgam! Finja que não viu, atravesse a rua e se faça de morto, mas não siga sua vida ao lado de alguém que se sente apto a julgar você, em qualquer área da sua vida. Contorne esse tipo pessoa, assim como um rio contorna uma pedra ou outro obstáculo qualquer. É muito pesado ter ao nosso lado, alguém que se coloca nesta posição, porque a vida já nos obriga a viver constantemente com dedos apontados em…
    Tags: que, de, a, vida, opinião, comportamento
  • O pé de Gianecchini pode...
    O pé de Gianecchini pode...Acabo de ver um interessante post nas redes sociais: “Gays, bissexuais, lésbicas e transexuais, por favor: saiam do armário. Precisamos de espaço para trancar os homo fóbicos”. Numa sociedade dividida entre a tolerância e o preconceito, testemunhamos brigas, campanhas e brincadeiras de ambos os lados constantemente. Vivendo num país, onde a novela é enraizada na cultura familiar, também vemos famílias inteiras se manifestando hoje em dia contra a presença cada vez mais constante de homens e mulheres gays na televisão…
    Tags: de, que, a, opinião, vida
  • Vai escrever sobre o que?
    Vai escrever sobre o que?“Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir”. Nada mais verdadeiro para quem escreve. Quando se escreve, também se extravasa, se organiza as ideias, se arrumam os sentimentos, se põe pra fora toda dor e todo amor, que no peito já não cabem. E ainda que a maioria não compreenda, é nesse momento, que nasce a compreensão daquele que escreveu. Tudo passa a ter muito mais sentido. Um grande amigo uma vez me disse: “Carol,…
    Tags: que, de, a, opinião, vida, comportamento
  • Você sofre a energia da escassez?
    Você sofre a energia da escassez?      Quando eu tinha dezesseis anos, fiquei aborrecida, infantilmente , com o resultado de um teste de personalidade, que havia feito com uma profissional de psicologia. Absolutamente jovem e imatura, não tinha percepção sobre mim mesma e da verdade de tudo que lera na época. Veracidade constatada anos depois. A percepção que temos sobre nós mesmos, felizmente, muda com o passar dos anos. Em outra ocasião, bem mais tarde, um outro tipo de profissional me afirmou que eu tinha…
    Tags: que, de, a, vida, comportamento
Compartilhar
3

Artigos Relacionados

8 de maio de 2022

O melhor presente de Dia das Mães?


Leia mais
8 de maio de 2022

Feliz dia das mães de 0,5 a 1%! 


Leia mais
25 de abril de 2022

E viva o sucesso de Anitta!


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Direitos autorais de Carolina Vila Nova 2014 - 2020

Desenvolvido por Serinfo