Quando você compra o livro de uma pessoa famosa, provavelmente fica admirado por ver em seu ídolo a função de escritor(a), não é mesmo? Mas nem sempre é assim.
Já há séculos, a profissão de Ghost Writer é utilizada no mundo todo, como nos tempos da realeza, quando súditos escreviam os discursos do rei ou da rainha. Hoje em dia, este trabalho é utilizado, para que pessoas que não se sentem aptas para escrever ou não tem tempo para isso, possam ainda assim ter a oportunidade de publicar seu livro.
Como isso acontece?
O cliente geralmente procura um Ghost Writer quando tem a intenção de escrever um livro, seja por motivos profissionais como para promover o seu trabalho, a sua empresa ou um método que criou, bem como, quando deseja contar a sua história de vida através de uma autobiografia, passar para o papel uma ideia que tem em mente ou até mesmo homenagear alguém através de um livro, contando a história de sua família.
Como Ghost Writer já há alguns anos, a primeira coisa que pergunto para meus clientes é se eles têm noção do quanto o mercado literário é competitivo e por isso mesmo pouco rentável para o autor. O que isso quer dizer? No Brasil, temos milhares de livros sendo lançados todo mês por inúmeras editoras e que ainda concorrem com os já milhões de livros escritos e distribuídos de todas as formas conhecidas e no mundo todo, como: livrarias, sites e diversas plataformas online.
Se escrever e publicar um livro para um autor ainda desconhecido pode ser pouco rentável, então por que publicar? Porque um livro costuma dar visibilidade ao autor, bem como credibilidade àquilo que ele traz como mensagem e notoriedade em sua área de trabalho.
Apesar de estarmos vivendo num mundo cada vez mais digital, a pessoa que possui um livro escrito e publicado, independentemente de ter sido feito por um Ghost Writer ou não, acaba tendo mais reconhecimento no seu campo profissional. O cliente antenado usa este livro como recurso para abrir seu próprio caminho, usando o mesmo como ferramenta de divulgação de seus outros produtos como: palestras, cursos online, o serviço de sua empresa ou sua própria consultoria, dentre outros. Aí o livro se torna rentável e compensa o investimento inicial.
Há o caso de um autor muito famoso que utilizou um Ghost Writer, investiu um bom valor para promover seu livro e posteriormente se utilizou da fama do livro para vender um curso digital. Bingo! Ganhou uma grana e tanto! Questão de estratégia e marketing digital!
O mercado literário, que nunca parou de crescer, também passa por transformações nesse sentido!
Como profissional da área, costumo entrevistar meus clientes para compreender alguns pontos: qual é o objetivo do livro, quem é a pessoa por trás do meu cliente, qual a sua história de vida ou de sua empresa ou método criado, qual o seu público-alvo, dentre outros.
A partir do momento que o cliente entra num acordo comigo, partimos para as entrevistas pessoais, que envolvem o cliente em primeiro lugar e possivelmente outras pessoas que estejam envolvidas com a história dele, como familiares, amigos, colegas que podem ceder um depoimento sobre este cliente, além de outras pessoas que estejam envolvida com o tema do livro.
O meu processo de escrita envolve a participação do cliente do início ao fim, que permite com que o cliente aprove a estrutura e história do livro, antes que eu comece a escrever. Após esta aprovação, o cliente recebe o livro, capítulo a capítulo, e vai me fornecendo Feedbacks a respeito, de modo que o livro é construído por mim e moldado pelo cliente. Ou seja: o cliente faz o acabamento!
Outro diferencial do meu processo de Ghost Writting é que muitas vezes eu conecto a história de vida do cliente com a mensagem que ele irá passar, tornando o livro único e exclusivo: a cara do cliente!
Neste processo, eu procuro as dores do meu cliente, seus conflitos e toda dificuldade que passou em sua vida. Por quê? Porque um bom personagem é aquele que se transforma, vive conflitos e se torna outro no final. Ninguém se interessa em ler um livro onde uma pessoa é perfeita, mas sim de um ser humano, parecido com ele, cheio de manias e defeitos, que no final se supera, se transforma e se torna melhor de alguma forma.
Por isso, no meu processo, acontece uma ressignificação da história de vida dos meus clientes. Eles sempre conseguem ver no resultado uma percepção nova sobre eles mesmos, que demostra sua superação sobre si mesmo! Além disso, instruo o cliente sobre as diferentes formas de publicação e indico as melhores editoras do mercado, sendo ele o responsável por qual caminho irá seguir!
Ter um livro escrito por um bom profissional de Ghost Writting pode ser uma experiencia única, prazerosa e muito divertida, pois passa pelo processo pessoal de se abrir por inteiro para o profissional, pela criação de uma excelente história até o momento de segurar o seu livro em mãos, que será não apenas a realização de um sonho, mas um recurso a ser utilizado para o resto da vida.
E depois da vida: o legado!