logo_vaziologo_vaziologo_vaziologo_vazio
  • Home
  • Sobre
  • Blog
  • Cursos
  • Serviços
  • Contato
A simplicidade que tem de ser
8 de outubro de 2014
O Caminho do Meio
8 de outubro de 2014

Feliz Dia dos Pais pra quem?

8 de outubro de 2014
Categorias
  • Amor
  • Opinião
  • Todos
  • Vida
Tags

 

 

Lá vamos nós mais uma vez, escrever e debater sobre um dia comercial criado, mascaradamente, para homenagear pessoas que amamos, quando o verdadeiro motivo nada mais é do que aquecer o comércio de nosso sistema capitalista.

Hoje é mais um dia em que as páginas do Facebook ficam cobertas de homenagens, fotos e declarações de amor. Fico feliz por aquelas que são sinceras e acredito (e espero) que sejam a maioria.

Mas por experiência própria, infelizmente sei que nem todos os pais merecem ser felicitados no dia de hoje. No ano de 1996 no estado de São Paulo, o IBGE revelava uma estatística surpreendente: 60% das famílias já naquela época eram compostas por mães e filhos. As famílias estavam deixando de ser compostas pela figura do pai. As pobres mães tinham que se virar para fazer os papéis de mãe, pai e chefe da casa: trabalhar, estudar e educar, além de fazer faxina, ir ao mercado e fazer o almoço das crianças.

Venho no dia de hoje, sem modéstia alguma, parabenizar os poucos pais que merecem todo o meu respeito. Aqueles que acompanharam as gestações de seus filhos, os partos, trocaram fraldas, viraram a madrugada por uma febre ou em uma noite no hospital. Pais que fizeram lições da escola com seus filhos e que nunca descontaram as brigas com a esposa em seus rebentos. Parabenizo todos os pais que estiveram ao lado de seus filhos de verdade, sempre que eles precisaram. E isso significa realmente sempre!

A vida tem me mostrado de formas amargas a falta que um pai faz na vida de uma criança. Porque na maioria das vezes esta falta vai se refletir no futuro, em dor, numa cicatriz que será levada o resto de uma vida por uma criança que não foi amada de todas as formas esperadas.

Então hoje, para você que é pai de verdade, parabéns! E por favor, continue sendo um pai de verdade e mais: influencie outros homens a assumirem este papel tão delicado e importante para outros seres humanos.

Mas mais importante do que isso, também quero parabenizar outras pessoas no dia de hoje. Quero parabenizar a mim mesma, que criei meu filho com a total ausência de seu pai biológico, tentando muitas vezes, em vão, preencher um vazio que não era meu. Parabenizo as milhares de mulheres que como eu, tentaram fazer o papel de pai para suprir as necessidades emocionais de seus filhos. E também parabenizo as centenas de familiares que se unem para preencher os vazios de tantos pais que se ausentam das vidas de seus filhos: avôs, tios, primos, padrastos e irmãos. Parabenizo meu pai que já em avançada idade engatinhava com joelheiras com meu filho quando o mesmo era bebê. Parabenizo meu pai, que fez mais por mim, quando fez pelo meu filho o que eu não era capaz de fazer: ser pai dele!

Os meus parabéns pode ser também um tapa na cara, de tantos homens que estão aí a merecer um chacoalhão da vida, pela ausência imperdoável que promovem nas vidas de tantos seres criados e abandonados por eles. Que verdade seja dita e que possamos melhorar a hipocrisia dessa sociedade tão injusta que às vezes somos obrigados a conviver: ser pai não é apenas gerar uma criança, ir pra cama com uma mulher e ir embora sem responsabilidade alguma.

Ser pai é ter o mínimo de amor, responsabilidade e caráter.

Pra você, pai e mãe, que tem assumido seus papéis de verdade, todo o meu respeito e admiração. Seja você, além disso, um propagador de seu papel.

Pais e mães que somos, não somos responsáveis apenas pelos nossos filhos, mas por toda uma sociedade que virá a se formar a partir deles.

A quem merece: Feliz diz dos pais!

Sem mais!

Leia também:

  • Uma viagem logo ali, pra dentro de mim mesma
    Uma viagem logo ali, pra dentro de mim mesma              Aos 38 anos de idade percebo que já fiz quase tudo que a maioria das pessoas sonham fazer em suas vidas como um ideal de realização ou felicidade. Já fui casada duas vezes e sou mãe de um adolescente de 19 anos. Morei na Alemanha durante seis anos e conheci mais de vinte países, dentro e fora da Europa. Falo quatro idiomas, sou formada e hoje trabalho numa multinacional. Também sou escritora e roteirista. Além de modelo fotográfico.…
    Tags: de, que, a, amor, vida
  • O pé de Gianecchini pode...
    O pé de Gianecchini pode...Acabo de ver um interessante post nas redes sociais: “Gays, bissexuais, lésbicas e transexuais, por favor: saiam do armário. Precisamos de espaço para trancar os homo fóbicos”. Numa sociedade dividida entre a tolerância e o preconceito, testemunhamos brigas, campanhas e brincadeiras de ambos os lados constantemente. Vivendo num país, onde a novela é enraizada na cultura familiar, também vemos famílias inteiras se manifestando hoje em dia contra a presença cada vez mais constante de homens e mulheres gays na televisão…
    Tags: de, que, a, opinião, vida
  • Feliz Dia dos Pais, Mãe!
    Feliz Dia dos Pais, Mãe!Foi assim que há alguns anos, meu filho inusitadamente me parabenizou no Dia dos Pais! Se bem me lembro, segurei algumas lágrimas e o coração bateu forte. Não me cabe no dia de hoje apontar o dedo para os tantos pais que infelizmente não assumiram seus papéis, mas fica a gratidão por ter sido reconhecida pelo meu filho como aquela que tem tentado a vida inteira tapar um buraco que não nos pertence, mas fica ali: vazio, fundo, sem sentido.…
    Tags: que, de, a, amor, opinião, vida
  • Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida!
    Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida!“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”, disse o filósofo Confúcio. Mas o que isso quer dizer? E quantos podem ter a sorte de trabalhar com o que amam? Para mim foi um longo caminho até chegar ao momento de agora, que trabalho com o que amo. Antes disso, vivi a árdua necessidade de colocar as contas e necessidades acima de qualquer frustração e desavença no trabalho. Perdi a conta,…
    Tags: que, de, a, vida, opinião
  • O vendedor de panos de pratos
    O vendedor de panos de pratos              Era mais um dia comum, domingo, calor infernal em Curitiba. Abri a janela do meu quarto e vi uma espécie de banquinha sobre a calçada. Parecia de um vendedor ambulante. Mais tarde ao sair de casa, me sentei em frente ao prédio para esperar por amigos. Tudo passava pela minha cabeça naquele momento: as contas pra pagar, o fim de semana acabando, o clima que estava judiando há semanas, os problemas que não se resolviam. Enquanto pensava, olhava…
    Tags: de, que, a, opinião, vida
Compartilhar
0

Artigos Relacionados

8 de maio de 2022

O melhor presente de Dia das Mães?


Leia mais
8 de maio de 2022

Feliz dia das mães de 0,5 a 1%! 


Leia mais
25 de abril de 2022

E viva o sucesso de Anitta!


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Direitos autorais de Carolina Vila Nova 2014 - 2020

Desenvolvido por Serinfo