“Caia sete vezes;
levante-se oito.”
Foram dez anos, até eu chegar neste momento. Realizei o meu sonho de viver da e para a escrita, de forma ainda mais linda e gratificante, do que podia ter imaginado antes, com clientes que se emocionam e me reconhecem como alguém que realizou seus sonhos. Confesso que não sabia como seria e nem afirmei uma meta ou objetivo específico. Eu dizia a mim mesma: “Um dia eu vou viver da escrita”.
Num país onde menos se lê no mundo, com um mercado literário acirradíssimo, previsão de baixo lucro para os escritores e nenhuma faculdade que ensina como realmente ser um escritor profissional, como nos Estados Unidos, parecia algo muito ambicioso e quase inatingível.
Certa vez, durante uma sessão de Coaching com um dos meus clientes, ele riu, afirmando que eu era a única pessoa que ele conhecia, que não tinha uma meta bem definida e nem valores. Depois eu entendi, que justamente esse posicionamento é que me permitiu me tornar Ghost Writer, já que quando sonhava, ainda nem sabia que essa profissão existia. Já pensou se eu tivesse me limitado a ser apenas uma escritora? Talvez eu não tivesse me realizado ainda.
Fato é que agora, neste exato momento, estou vivendo a realização de outro sonho há vários dias, que é ver um livro com o meu nome (já que tenho dezenas em nomes de clientes e três como Best Sellers) se tornar um dos mais vendidos do país. É uma sensação absolutamente extasiante. Um dia eu acordei e meu livro estava na lista da Publish News (Ranking oficial do país, com a lista de livros mais vendidos), outro dia o livro estava na lista do jornal O Globo, mais outro dia e estava na lista dos melhores de 2021, na categoria ficção e depois na Revista Veja!
É a glória! Que sorte!
Sorte?
Tem sido dez anos de um árduo caminho, inúmeros livros escritos, a maioria sem sucesso, roteiros , passagens por editoras e plataformas, o “quase lá” de duas das maiores agentes literárias deste país, concursos, pessoas influentes e tanto mais, além de uma baita de uma consultoria difícil, quando aconteceu o ponto de virada.
Viver a trajetória de um sonho requer muita persistência. Neste caminho, vi meus pais torcendo para eu continuar na multinacional, onde trabalhava, mesmo quando eu sonhava mudar o rumo totalmente. Pessoas de quem esperava apoio, me desanimando e até criticando. Outras rindo e fazendo pouco caso pelas minhas costas.
Foco, disciplina, persistência, perseverança, fé, força, muito atrevimento e ousadia fizeram e continuarão fazendo parte da minha história.
Segundo o livro Outliers (Fora de série), grandes nomes de sucesso da história, como Bill Gates, só alcançou seus objetivos depois de dez anos de quedas e muita persistência. Segundo a teoria e cálculos apresentados no livro, somente pessoas que persistem por este período atingem o sucesso que esperam atingir.
Coincidência ou não, eu completei este ano, dez anos de muita insistência, o que confesso: foi sofrido, mas naturalmente persistido. Eu nasci artista, minha maneira de sentir e pensar difere da maioria. Desde pequena, quase sempre percebi que era uma estranha no ninho, um peixe fora d’água e tem sido árduo me encaixar num mundo, onde a maioria não me enxerga de verdade, sequer imagina a profundidade que sou, mas aceito, pois a escrita tem sido a minha maior e melhor companhia.
Se você tem um sonho, não desista dele, nem por um segundo. Se você tem algo que vem em sua mente, toda vez que dorme e acorda, acredite: não é apenas um sonho, mas o seu propósito de vida, o direcionamento que fará com que você saiba o caminho a trilhar, mesmo que com ruas tortuosas e pouca sinalização. Siga em frente, siga sua intuição, suas vontades e sonhos mais malucos! Siga mesmo que seja sozinho, outros aparecerão em seu caminho em vários momentos!
Eu posso dizer, que poucas pessoas acreditaram em mim, como eu esperava. Mas a que mais apostou em mim, fui eu! Nunca desisti e nunca parei, embora achasse que devia, algumas vezes, devido às tantas frustrações vivenciadas, mas no dia seguinte, eu sempre encontrava uma nova trilha, algo que ainda não tinha tentado.
A vida é assim, o amor verdadeiro é assim: nunca desiste, nunca para, mas sempre se movimenta!
Não desista!
Caia quantas vezes for, levante sempre um número a mais!
Sucesso!
Um dia chega!
Eu continuo! Tenho muito mais para conquistar!
Em frente!