Foi assim que há alguns anos, meu filho inusitadamente me parabenizou no Dia dos Pais! Se bem me lembro, segurei algumas lágrimas e o coração bateu forte.
Não me cabe no dia de hoje apontar o dedo para os tantos pais que infelizmente não assumiram seus papéis, mas fica a gratidão por ter sido reconhecida pelo meu filho como aquela que tem tentado a vida inteira tapar um buraco que não nos pertence, mas fica ali: vazio, fundo, sem sentido. E quantos mais não vivem acompanhados desse vazio, se virando nos trinta, na tentativa de compensar o papel de alguém, que simplesmente abriu mão?
No dia de hoje, gostaria de felicitar, em primeiro lugar, o meu velho, o Seu Vila! Oitenta e três anos falando “barbaridade”, “parasita” e coisas do tipo, com um sarcasmo que às vezes perturba, mas na maioria das vezes nos mata de rir.
Como mãe, sei que não é fácil ser pai. Perdemos a liberdade e leveza de não ser responsável por ninguém, que por mais que a gente ame, vem com um pacote de tarefas, funções e reclamações. Vem com amor também, mas Deus do céu, socorro! Só quem tem é que sabe o quanto a vida muda.
Amor de pai, amor de mãe, amor de filho, não importa tanto a nomenclatura e a forma que vem, o que importa é que esteja lá, vivo, presente no dia a dia. Para uma chamada de atenção, aquela conversa chata e até uma desatenção de vez em quando, porque se está correndo e se precisa fazer outra coisa, mas está lá, quando a gente mais precisa.
Assim é o amor, não se decide sentir e não chega da noite para o dia, mas é construído com o tempo, com as histórias e segue se fortalecendo da mesma maneira. Quando vê, é do tamanho do mundo, coisa que não se explica.
Feliz Dia dos Pais para você que está presente, seja como pai, como mãe, como avô, como tio ou como irmão ou seja como for. Todo dia deveria ser lembrado como mais um dia de se viver e estar perto dos nossos, dos que construíram a vida juntos com a gente, sempre ali, rodeando e se fazendo constante.
Aproveite este dia para estar junto dos seus! Respire fundo e feche seus olhos por alguns segundos e tente ver um filme da sua vida ao lado desta pessoa. Nossa memória é capaz de recriar os inúmeros momentos em que vivemos em questão de segundos. Num piscar de olhos, se revive histórias. Abra os olhos e reconheça agora as pessoas que você mais ama e merecem seu abraço, seu reconhecimento e presença!
Feliz Dia dos Pais para o meu velho, para mim, para você e para todos os pais e pessoas que se fazem presente!
“Fomos chamados ao concerto deste mundo para tocar da melhor maneira possível nosso instrumento.” (Rabindranath Tagore) Bem longe do clichê como flores, bombons, perfume, roupas ou ainda amor e carinho, encontrei em minha trajetória de vida o que há de mais importante a se doar para minha mãe ou qualquer outra pessoa que eu ame: o não julgamento. Leva-se muito tempo até a compreensão, de que pais não são e nem tem de ser perfeitos, pois são humanos e…
Lá vamos nós mais uma vez, escrever e debater sobre um dia comercial criado, mascaradamente, para homenagear pessoas que amamos, quando o verdadeiro motivo nada mais é do que aquecer o comércio de nosso sistema capitalista. Hoje é mais um dia em que as páginas do Facebook ficam cobertas de homenagens, fotos e declarações de amor. Fico feliz por aquelas que são sinceras e acredito (e espero) que sejam a maioria. Mas por experiência própria, infelizmente sei que…
Acabo de ver um interessante post nas redes sociais: “Gays, bissexuais, lésbicas e transexuais, por favor: saiam do armário. Precisamos de espaço para trancar os homo fóbicos”. Numa sociedade dividida entre a tolerância e o preconceito, testemunhamos brigas, campanhas e brincadeiras de ambos os lados constantemente. Vivendo num país, onde a novela é enraizada na cultura familiar, também vemos famílias inteiras se manifestando hoje em dia contra a presença cada vez mais constante de homens e mulheres gays na televisão…
Diante da necessidade de criar um convite para um evento em que serei um dos destaques, pensei que deveria dar uma entrevista a algum meio de comunicação. Ao mesmo tempo em que tive esta ideia, me veio à cabeça as dezenas de perguntas chatas que seria obrigada a responder. E tão previsíveis: “Onde você nasceu?”, “Quem é sua família?”, “Onde mora?”, “O que faz?”, “Como foi viver na Alemanha?”, “Porque escreveu um livro?”, “Do que fala seu segundo…
“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”, disse o filósofo Confúcio. Mas o que isso quer dizer? E quantos podem ter a sorte de trabalhar com o que amam? Para mim foi um longo caminho até chegar ao momento de agora, que trabalho com o que amo. Antes disso, vivi a árdua necessidade de colocar as contas e necessidades acima de qualquer frustração e desavença no trabalho. Perdi a conta,…