logo_vaziologo_vaziologo_vaziologo_vazio
  • Home
  • Sobre
  • Blog
  • Cursos
  • Serviços
  • Contato
SOS Mulheres ao Mar – o riso na sua melhor forma
20 de outubro de 2015
Amor confesso
20 de outubro de 2015

Estratégia: você tem uma?

20 de outubro de 2015
Categorias
  • Opinião
  • Todos
  • Trabalho
Tags

 

 

Estratégia.

No dicionário: substantivo feminino, 1. Ciência das operações militares. 2. Combinação engenhosa para conseguir um fim. = ARDIL, ASTÚCIA, MÃNHA.

Na minha singela resposta como aluna novata no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas: um conjunto de pensamentos organizados em prol de cumprir determinados objetivos.

Se definir o que é estratégia pode até parecer algo simples. Mas para provar que isso não é tão simples assim, convido você a pensar sobre a estratégia da sua vida.

Você em algum momento teve alguma estratégia? Escreveu quando era pequeno num papel tudo o que queria no decorrer dos anos e como estaria buscando esses objetivos? Se escreveu, foi surpreendido pela imprevisibilidade da vida, lhe mostrando que na mesma, nada, mas nada mesmo, está sob o seu controle?

Pois é … , por isso eu digo: definir o que é estratégia pode até parecer fácil. E até criar uma pode parecer moleza. Mas colocá-la em prática são lá outros quinhentos.

Se em nossa própria vida temos dificuldades para definir e criar uma estratégia, quem dirá ser responsável por uma estratégia dentro de uma empresa, onde fica envolvido várias pessoas, diversas cabeças pensantes, maior número de conflitos, percalços e diversidade?

Porém existe uma diferença entre a estratégia pessoal e a empresarial, que torna essa tarefa bem mais fácil. Se na vida pessoal podemos levar anos para nos conhecermos como seres individuais e autoconfiantes, no momento quando já estamos dentro de uma empresa, é sinal de que já percorremos uma boa parte do primeiro caminho. Se estamos ali é porque supostamente já sabemos que ali desejamos estar e crescer junto àquela empresa.

No meio empresarial temos que partir do princípio, de que todos desejamos trabalhar ali e evoluir junto à esta corporação. Sendo assim, devemos nos orientar sobre de que forma iremos crescer: financeiramente? Qualitativamente? Ou de que forma?

O texto “Você sabe dizer qual é sua estratégia?”, de DavidJ. Collise e Michael G.Rukstad, nos orienta que se deve em primeiro lugar, escolher de que forma iremos crescer, pois dificilmente se atingiria duas formas de crescimento ao mesmo tempo. Escolher uma opção é abrir mão da outra. Parece justo. E a maior e mais importante forma para se começar a definir uma estratégia empresarial é chegar a um pequeno consenso sobre o que se quer para a empresa, definir um ou mais objetivos em apenas um parágrafo. Após essa definição, espalhar a mensagem de forma clara a todos os colaboradores da empresa.

A empresa onde hoje trabalho não possui uma estratégia bem definida. A mesma foi há um ano incorporada à uma multinacional alemã. Após a gestão de um ano por um diretor interino, também sofremos a adaptação à um segundo novo diretor. Apesar da multinacional ter seus princípios bem definidos, ainda há falta de comunicação e parâmetros claros dentro da empresa brasileira.

Se eu pudesse definir uma estratégia para a empresa hoje seria: “Vamos trabalhar juntos, pedindo o melhor possível de cada um, buscando gerar equilíbrio entre qualidade de vida dos funcionários com lucro final, além de desenvolvimento constante das pessoas e da empresa como um todo.”

É claro que no dia-a-dia não é algo fácil de se atingir, mas se tendo um ponto de partida é mil vezes melhor do que não ter nenhum. Nem se saber ao certo, para que se trabalha, além do salário no fim do mês.

E de certa forma, apesar de toda dificuldade que existe para se definir estratégia e cumpri-la, tanto na vida pessoal quanto na empresarial, sabemos que para tudo, devemos dar o nosso melhor sempre. Isto significa ser e dar: positividade, honestidade e colaboração ao próximo, seja ele quem for. Independente de qual for a estratégia, essas três características nos permitem sucesso no que quer que seja. Se não concordar com a estratégia, por favor, mude de lugar! No mais, o curto ou longo prazo dependerá de outros fatores como: os demais funcionários, competência da empresa e sorte ou azar do acaso.

Resumindo: a melhor estratégia, para o que se quer na vida, é mesmo fazermos nossa parte. Dar o melhor de si (ou ao menos tentar) na vida pessoal e empresarial. Sempre. Ponto final.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

16 de junho de 2022

Eu sonhei com você, pai!


Leia mais
4 de junho de 2022

Me vejo em você, pai!


Leia mais
4 de junho de 2022

Feliz Dia dos Namorados Líquido ou Sólido? É você quem decide!


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Direitos autorais de Carolina Vila Nova 2014 - 2020

Desenvolvido por Serinfo