Uma nova campanha publicitária apostou na seguinte ideia: um comercial de TV afirma que uma determinada marca resolveu apoiar mulheres em um momento importante de suas vidas. As imagens inicialmente sugeriam que este momento fosse o casamento delas. Porém, novas cenas e áudio vêm com a surpresa e afirma: o divórcio delas!
Sensacional.
Enquanto muitas campanhas, marcas, filmes, novelas e tanto mais continuam evidenciando o momento do casamento, finalmente veio uma e inovou.
Nada contra o casamento. É sim um momento de amor, paixão e marcante na vida das pessoas. Mas para se casar não é necessário muito mais do que um sonho e um pouco de bons sentimentos. Financia-se a festa, escolhe-se o vestido, o buffet, os padrinhos e pronto. É um momento de felicidade, pensamentos positivos e somente de boas expectativas.
Já para se divorciar é preciso coragem. É preciso garra para aceitar o fracasso do sonho. Certamente é um momento na vida, o qual já se vivenciou momentos extremos de tristeza e decepção, para que se decida enfim por um novo caminho.
O divórcio, principalmente para as mulheres, vem a ser um momento de incerteza financeira, dúvidas e receios sobre o futuro, filhos e solidão. Uma enxurrada de pensamentos negativos que assombram um caminho incerto.
Eu mesma quando me divorciei me senti sem rumo. Faltou apoio, faltou emprego e faltou dinheiro. Só não faltou a vontade de viver uma vida diferente da que eu estava vivenciando, ainda que tivesse de enfrentar um período ruim.
A propaganda de televisão mostrou mulheres sendo entrevistadas sobre o fim de seus casamentos e elas apareciam abatidas. Em seguida elas foram embelezadas pela marca, através de roupas, cabelos e maquiagens. Elas se sentem bonitas e mais fortes para o momento da assinatura do divórcio.
Encenações à parte, a campanha colocou em evidência muita verdade deste momento na vida de tantas de nós. Enquanto somos mais jovens e com menos conhecimento sobre a vida e suas duras decepções, temos a inocência que nos leva com facilidade ao altar. Além da beleza da juventude e uma vida inteira pela frente.
Já o divórcio costuma ocorrer mais tarde, quando já temos noção das dificuldades da vida, da criação dos filhos e do se sentir sozinha. E agora com menos anos pela frente e mais rugas ao redor dos olhos.
Vivemos numa sociedade que supervaloriza a instituição do casamento e tenta a manter a todo custo, mesmo que isto signifique viver de aparências e ilusões. Poucos, tanto homens e mulheres, têm a força necessária para dar um basta quando o sonho já se transformou em pesadelo. E quando uso esta palavra, não me refiro apenas à casos extremos como violência doméstica ou falta de respeito, mas à vida monótona, sem amor e sem expectativa, que milhares de pessoas passam a viver por não ter a tal da coragem.
O divórcio, à primeira vista, pode não ser um momento bonito, cheio de expectativas, sonhos e alegrias. Mas é um ponto de recomeço, transformação e lutas, contra todas as incertezas que ele pode representar. É uma experiência que nos faz fortes e maduros, nos tornando ainda melhores do que antes.
Um instante, que aparentemente pode ser de fracasso, pode levar você a um dos melhores momentos de sua vida: uma nova pessoa em você mesmo (a)!