logo_vaziologo_vaziologo_vaziologo_vazio
  • Home
  • Sobre
  • Blog
  • Cursos
  • Serviços
  • Contato
Na busca pela superação de defeitos, adquirimos outros
21 de abril de 2016
Vida que não cabe em mim!
6 de maio de 2016

O merecimento

30 de abril de 2016
Categorias
  • Opinião
  • Psicologia
  • Todos
Tags

Numa sucessão de conselhos, uma amiga me disse: “Você tem que entender que você tem merecimento. Você ainda não entendeu isto: que você merece”.

Dentre tantas coisas que ela queria me dizer em um determinado contexto e disse, ela me fez ir fundo em meu passado e em tantos pontos da minha vida que me obrigaram àquele momento: a necessidade de tal conselho.

Afinal por que depois de tantos anos e maturidade adquirida, eu possuía uma autoestima ainda carente de entender o meu merecimento numa determinada situação? Seria apenas eu a passar por isso?

Parece que a quantidade de críticas acumuladas em minha história, ainda que distantes em algum lugar, permaneciam vivas em mim. A falta de apoio nas horas necessárias, o desafeto no momento mais carente de amor e o orgulho onde deveria ter havido perdão: a incompreensão nos momentos mais confusos e doloridos. Por mais que se referisse a algo no tempo passado, os traumas se mostravam presentes.

Num mundo e sociedade de “morde e assopra”, o viver pode parecer simples e rápido, como se superássemos tudo o tempo todo. Mas as dores do dia-a-dia marcam a nossa alma e moldam aquilo que somos.

As dores da infância, aquilo que vivenciamos e muitas vezes o que não vivenciamos deixa suas feridas. Os habituais: “deixa pra lá”, “não chore”, “seja forte” agem como um verdadeiro desprezo à nossa necessidade de sermos amados e aceitos.

Por mais que tivesse me tornado um ser adulto, cheio de conquistas e relativa segurança interna, me dei conta, que dentro de mim ainda agiam as memórias negativas do meu passado.

Afinal, somos todos criticados e diminuídos em vários momentos da vida. Muitas vezes por aqueles que mais amamos ou de quem mais esperamos a compreensão.

Com o tempo aprendemos sim a ignorar as críticas e seguimos em frente mesmo com o desgosto. Entendemos com o passar do tempo que elas fazem parte: algumas acrescentam, outras ensinam e algumas devem ser descartadas.

Boa parte delas deixa marcas que ninguém vê, mas que cada um sente de alguma maneira, especialmente nos momentos de desequilíbrio.

Mas a vida adulta não nos traz apenas a maturidade e uma carga de lembranças positivas e negativas, ela também nos dá a oportunidade de olhar para trás com olhos mais sábios e pensamentos mais claros.

Se em tantos momentos eu havia sido criticada e me via numa situação especial em decorrência disso, agora eu também vivenciava um momento de glória, onde alguém me chamava a atenção para algo que quase desconhecia, que não havia escutado com frequência: “Você merece!”.

 Se havia merecido as tantas críticas, não sei. A vida é quem sabe. Ao menos sei que me impulsionaram para frente e me tornaram forte. E agora eu posso, finalmente colher seu resultado: o do reconhecido merecimento!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

16 de junho de 2022

Eu sonhei com você, pai!


Leia mais
4 de junho de 2022

Me vejo em você, pai!


Leia mais
4 de junho de 2022

Feliz Dia dos Namorados Líquido ou Sólido? É você quem decide!


Leia mais

2 Comments

  1. monica disse:
    10 de maio de 2016 às 21:12

    Esse texto parece que foi feito pra mim.Só que quem decidiu que “eu mereço”foi eu mesma.Adoro ler seus textos.Parabéns.

    Responder
    • Carolina Vila Nova disse:
      4 de junho de 2016 às 10:33

      obrigada Monica!!!!!!!!!!!!!!!!!!! um beijo!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Direitos autorais de Carolina Vila Nova 2014 - 2020

Desenvolvido por Serinfo