Para quem nunca parou para pensar na velocidade em que as mudanças tecnológicas vem ocorrendo e afetando diretamente as nossas vidas, está na hora de começar a refletir. A 4ª Revolução Industrial vem aí, com poder transformador sobre nossas vidas, empregos e estilo de vida.
Se antigamente, se tornar médico ou advogado era o sonho de tantos pais em relação aos seus filhos, agora esteja atento: dentre as dezenas de profissões que estão fadadas a se tornarem desnecessárias, em baixa ou extintas, as antigas profissões que formavam “doutores” já estão diminuindo significativamente. Nos Estados Unidos, o supercomputador da IBM, chamado Watson, tem assertividade de 90% dos casos em que trabalha, contra 70% dos trabalhados por advogados humanos. Enquanto isso, os celulares, outros simples dispositivos e aplicativos estão substituindo gradativamente exames médicos e consultas com doutores.
Estarão os jovens de hoje escolhendo a profissão certa? Tudo indica que num breve futuro, de no máximo 10 anos, as melhores profissões serão aquelas que usam o lado humano, como por exemplo, psicologia e arte. As profissões técnicas correm o risco de serem substituídas por computadores melhores do que nós. A não ser que o profissional tenha um nível de conhecimento técnico e especialização muito acima da média.
É necessário se informar, para orientar os nossos filhos. E estar aberto a tudo o que ainda não sabemos. É preciso calma! E imaginação.
Se antes nos incomodávamos pelo fato da Geração Y e Z parecerem bem mais acomodadas do que nós, da Geração X, agora pode parecer que tudo isso nada mais é do que parte natural de uma perfeita evolução. No futuro, as pessoas trabalharão menos. E talvez se tornem ociosas. Haverá realmente emprego para todo mundo? Muitos temem que não.
Se esta nova geração, já difere da nossa, em seu comportamento e ideias, também seus sonhos e valores divergem dos nossos. E provavelmente não ao acaso. Antes, nos esforçávamos pelo sonho da casa própria e do automóvel. Hoje, os jovens não têm, nem de longe, essa preocupação. Seguindo esta evolução, eles não desejam possuir, mas usufruir. E pagam bem menos por isso. Haja visto o sucesso e funcionalidade do Uber e Airbnb.
A 4ª Revolução Industrial vem mudando o mundo em que vivemos, através de pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo em que não há certeza sobre os nossos futuros empregos, podemos estar certos de que o conforto e segurança irão aumentar: não precisaremos mais dirigir, adquirir uma Carteira de Habilitação e os tantos acidentes de trânsito quase não existirão, uma vez que os carros serão auto dirigíveis.
Nesse futuro próximo teremos mais qualidade de vida, poderemos escolher o lugar onde vivemos, de acordo com nossas preferências e não mais pela localização do trabalho. Teremos mais parques, onde agora existem áreas de estacionamento. A água limpa será de acesso a todos e muito mais barata.
A educação deixará se ser restrita e todo o conhecimento poderá ser compartilhado.
O futuro está aí, batendo à nossa porta, forçando os portões. Nada poderá impedir as transformações que estão chegando, mas não se assuste. Abra sua mente, se adapte e corra para acompanhar esse novo mundo.
Dentre todas as revoluções conhecidas e já vividas, Charles Darwin mostrou sempre ter tido razão: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Seja como for, se abra!
Estamos juntos!
https://youtu.be/rbXJMAFRM7I