Como mãe você sonha que seu filho vai ser médico. Seu filho sonha ser cabeleireiro.
Você sonha que sua filha vai ser modelo. Sua filha sonha com matemática.
Você sonha que seus filhos serão ricos. Seus filhos só querem ser felizes.
Eu e minha mãe somos muito diferentes. Eu e meu filho também.
Minha mãe faz tudo para os filhos, abdicou de sua vida para os mesmos. Eu não abro mão da minha. Meu filho ainda não tem filhos.
Minha mãe nunca teve vida noturna. Eu adoro uma balada. Meu filho é mais caseiro.
Minha mãe não deixa de ir à igreja orar pelos seus filhos e pelos filhos do outros. Eu oro em casa. Meu filho no momento não ora.
Minha mãe é conservadora. Eu sou vida louca. Meu filho às vezes parece um monge.
Minha mãe sonhou me ver casada, certinha e recatada. Casamento pra mim não deu. Meu filho ainda não fala sobre isso.
Nunca fui o que minha mãe esperava que eu fosse, mesmo assim ela tem o seu orgulho. Meu filho não é como eu achei que ele seria; eu não me importo. Eu possivelmente não sou o que meu filho esperava.
Minha mãe se chateia pela inconstância de nossas conversas. Eu me chateio por meu filho não conversar tanto comigo. Meu filho, por sua vez, deve se chatear porque a mãe fala (e escreve) demais.
Quando minha mãe quer falar de um sermão, eu quero falar de uma festa, meu filho de um vídeo de ioga.
Quando minha mãe sonha pra mim um casamento ou um príncipe encantado, eu estou sonhando com o Gianecchini. Meu filho está meditando.
Uma é par, a outra é ímpar, o outro é número primo.
Amor não precisa de afinidade. Amor está na certeza da aceitação, do orgulho, da confiança e do bem recíproco que se deseja um ao outro. Amor se encontra na gratidão, pelo simples fato do amor ter existido. Na divergência dos sonhos que se tornaram outros.
Nesse dia das mães, para todas as mães diferentes de seus filhos: o meu mais sincero “Parabéns”!
Porque o amor não é mais fácil quando há diferenças, mas pode ser que seja o mais forte que existe, pois nos obrigada a lutar contra tudo o que acreditamos, em nome de uns e outros, que acreditaram em tudo ao contrário.
Feliz dia das mães pra você, que assim como a minha, teve que amar uma filha difícil, diferente do que ela esperava.
O amar o cabeleireiro no sonhado médico, a modelo na professora de matemática, a (nada) “tímida e recatada” escritora atrevida que se formou.
Ainda na cama, ouvi o barulho das vassouras. Uma na frente da casa e outra no quintal. De visita na casa de meus pais, eu já sabia como era a rotina. Apesar de algumas reclamações, a retirada das folhas das árvores era quase que diária, tanto na calçada, pela minha mãe, quanto nos fundos, pelo meu pai. Relativamente avessa aos serviços domésticos, nunca entendi tamanho apreço e frequência pelo recolhimento das folhas. De alguma forma, até acho…
Tags: de, que, a, amor, família, preferidos, da, autora
Ontem foi aniversário de meu pai. A trezentos quilômetros de distância, o parabenizei por telefone. Tivemos uma conversa agravável e desliguei. Chegamos juntos àquela fase da vida, em que meus pais enxergam suas vidas no fim, enquanto eu, temo pela minha, sem eles por perto. Há poucos dias, meu pai esteve em casa. Riscou com caneta o meu novo sofá. E por dias aquele risco, que ainda está aqui, me incomodou. Ao mesmo tempo em que…
Tags: que, de, a, amor, família, preferidos, da, autora
Há tempos sabemos da importância da infância para uma vida adulta feliz e saudável psicologicamente. Recentemente li um livro que abordava o assunto. O autor citava o seguinte exemplo: se uma criança que chora e pede para ser alimentada é ignorada pela mãe, mas é alimentada, quando espera em silêncio, a criança grava em seu subconsciente, que quando quer alguma coisa não deve pedir, nem chorar, mas esperar, pois alguém vai perceber sua necessidade apenas em seu silêncio. Achei…
Tags: que, a, de, amor, família, psicologia, preferidos, da, autora
Quem dera eu soubesse tudo o que eu sei hoje, desde sempre. Quem dera não houvesse a imaturidade e revolta dos tempos de juventude, do tempo em que me transformar numa pessoa adulta era tão doloroso. Quem dera eu tivesse aproveitado mais e não me importado com coisas pequenas. Teria abraçado mais, sorrido mais, participado mais. Felizmente vocês estão aqui. E por isso gostaria de dizer: me desculpem ter demorado tanto tempo para crescer! Me desculpem…
Tags: de, que, a, minha, amor, família, preferidos, da, autora
"Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos." Bob Marley Na verdade, sonho com você quase todas as noites, mas ontem foi engraçado. Você estava na cadeira de rodas e tirava sarro de mim, junto com meu sobrinho, por que eu tinha tido um ataque de dor de barriga. Isso me pareceu bom. Seu sarcasmo sempre foi sinal positivo, assim como a sua irritação. Como você disse em seu último aniversário: - Eu não…
Tags: de, que, a, seus, se, da, amor, família, preferidos, autora